Projetos Internacionais

Projetos Internacionais

Serviço Voluntário Europeu

A Associação de Pias, é acreditada pelo ERASMUS + para o Serviço Voluntário Europeu 2015-1-PT02-KA110-002345, que permite aos jovens levar a cabo
serviço de voluntariado com uma duração de até 12 meses num país que não o seu país de residência, fazendo parte dos Projetos Internacionais.

Este serviço promove a solidariedade entre os jovens e é um verdadeiro “serviço de aprendizagem”.

Para além de trazer benefícios para as comunidades locais, os voluntários adquirem novas competências e aprendem novas línguas, para além de descobrirem outras culturas.

Os princípios e práticas de aprendizagem não formal devem estar presentes ao longo de todo o projeto.

Um projeto do SVE pode ter incidência em áreas bastante variadas, tais como, cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, proteção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, etc.

Estão excluídas intervenções de alto risco em situações de imediato pós-crise (por exemplo, ajuda humanitária, assistência imediata em caso de catástrofe, etc.). Este projeto foi concebido para implementar uma ou mais Atividades do SVE.

No ano de 2017 a AMBESP fez a sua inscrição no European Solidarity Corps que visa contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, apoiar pessoas vulneráveis e dar resposta a desafios sociais. Para tal, reúne jovens interessados em ajudar os outros, em aprender e em desenvolver-se, oferecendo-lhes uma experiência inspiradora e enriquecedora.

No ano de 2020 as atividades de CES estiveram suspensas, devido à pandemia de COVID 19 na Europa.

Culture in Move – KA227 – ADU – ‘Parcerias para a Criatividade’ – Intercâmbio de Boas Práticas

Com o objetivo de responder às circunstâncias criadas pela pandemia Covid-19, o programa Erasmus+ vem apoiar excecionalmente parcerias que promovam o desenvolvimento de competências através da criatividade e das artes.

As Parcerias para a Criatividade (nas áreas da juventude, ensino escolar e educação de adultos) têm como objetivo envolver organizações nos campos da educação formal, informal e não formal, juntamente com as dos sectores criativo e cultural, para estimular a consciência europeia e capacitar as pessoas das gerações atuais e futuras.

 No caso do presente projeto, as atividades são destinadas à Educação de Adultos, onde será dada prioridade a:

Ações que podem contribuir para a criação de emprego, desenvolvimento sustentável e inclusão social através das artes, promovendo abordagens inovadoras de participação e diálogo intercultural ligando os interessados na educação com organizações nos sectores cultural e criativo;

As atividades incluem:

Atividades ligadas ao reforço de todos os aspetos da criatividade na educação não formal potenciando o desenvolvimento de aptidões e competências;

Atividades para estimular talentos e fomentar o empreendedorismo (incluindo o empreendedorismo social) nos domínios culturais e criativos;

O presente projeto tem o seu inicio em 01/05/2021 e terminará a 30/04/2023, a Associação de Pias trabalhará com a Espanha, Roménia Turquia e Macedónia ao longo destes 36 meses.

Adults 50+After Covid 19 – KA220 – ADU – Parcerias de Cooperação

O principal objetivo das Parcerias de Cooperação é permitir que as organizações aumentem a qualidade e relevância das suas atividades, desenvolvam e reforcem as suas redes de parceiros, aumentem a sua capacidade de operar conjuntamente a nível transnacional, potenciando a internacionalização das suas atividades e através do intercâmbio ou desenvolvimento novas práticas e métodos, bem como compartilhar e confrontar ideias. Destinam-se a apoiar o desenvolvimento, transferência e / ou implementação de práticas inovadoras, bem como a implementação de iniciativas conjuntas que promovam a cooperação, a aprendizagem entre pares e o intercâmbio de experiências a nível europeu. Os resultados devem ser reutilizáveis, transferíveis, expansíveis e, se possível, ter uma forte dimensão transdisciplinar. Os projetos selecionados deverão compartilhar os resultados das suas atividades a nível local, regional, nacional e transnacional.

As parcerias de cooperação estão ancoradas nas prioridades e nos quadros políticos de cada setor Erasmus +, tanto a nível europeu como nacional, ao mesmo tempo que visam produzir incentivos para a cooperação intersetorial e horizontal em áreas temáticas.

O presente projeto terá o seu início a 01/12/2021 e terminará a 31/11/2023, A Associação de Pias trabalhará com a Polónia, Croácia, Eslováquia e Espanha.

Projeto Erasmus + KA204 – Active Seniors’ Education without Barriers (ASEB)

Parcerias estratégicas de apoio à inovação, que desenvolvem resultados inovadores e/ou atividades de disseminação e exploração de produtos existentes ou recentemente produzidos, ou de ideias inovadoras. A Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias, representando Portugal desenvolverá um projeto de parceria no período de Setembro de 2020 a Agosto de 2023 com a RUTIS, República Checa e a Républica da Eslóvaquia, no que diz respeito à criação de ações de formação digital para seniors na área da música.

Mais concretamente o projeto baseia-se na criação de 1 curso na plataforma www.isev.osu.cz, criada para o efeito sobre Herança Cultural Musical Portuguesa, que será traduzido para checo, na criação de um documento metodológico orientador do trabalho a efetuar com coros e na construção de um livro de canções internacionais. Todo o material será construído pelos professores de Música (Vozes e instrumentos), envolvidos no projeto e pela equipa técnica afeta ao projeto.

Pretende-se envolver um total de 50 clientes.

Os parceiros neste projecto são:

  • University of Ostrava (OU), Czech Republic
  • Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias (AMBESP), Portugal
  • Katolická Univerzita, Eslováquia
  • Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), Portugal

O objetivo deste projeto é a criação de um documento comum com uma metodologia que pode ser adaptada em qualquer Universidade/Clube sénior em qualquer país da Europa, para a criação de um Coro Sénior. Como produto final espera-se construir um Livro com música dos vários países envolvidos e que possa ser tocada e cantada por qualquer elemento de qualquer Universidade/Clube Sénior na Europa.




At the RUTIS Magna Meeting, on October 16th, the ASEB project was presented to the participants. Despite the project being an ERASMUS+ partnership with other countries, RUTIS wanted to make known the objectives and the way in which we have been working on building a songbook and a moodle platform. Learning culture through music is beneficial for seniors who see in it a new motivation for the continuation of lifelong learning.

Projeto Erasmus + KA104 – (Zêzere + Longe)

A Ação-Chave 1 (KA1) do Programa Erasmus+ promove a formação internacional de profissionais das organizações ligadas à educação e formação, quer seja ela formal ou não formal.

A Associação de Pias, candidatou-se enquanto organização de ensino não formal a formação no estrangeiro, para 16 dos seus trabalhadores da Equipa Técnica e Administrativa.

Assim, o presente projeto visou a qualificação de 16 dos seus Recursos Humanos através de duas missões de Job Shadwing e de dois Cursos de Formação, a executar no estrangeiro, para os anos de 2021 e 2022.

Estava programado: Um Job Shadowing – Setembro de 2020 – Finlândia – Ver quais os instrumentos, politicas e
metodologias adotadas no trabalho com adultos idosos.

Estes projetos visam a afirmação das instituições participantes no contexto internacional da educação e formação, o que significa que um projeto tem de se inserir na estratégia de internacionalização da organização, no nosso caso o presente projeto vai de encontro ao Plano de Desenvolvimento Europeu da Instituição assim como de encontra ao Plano de Formação da Instituição.
Para esta atividade poderá ser consultado o Guia do Candidato

Projeto Erasmus + KA204 – Inclusive Senior Education through Virtual (ISEV)

Inclusive Senior Education through Virtual (ISEV) é um projeto de 34 meses, implementado ao abrigo do Programa Erasmus + Programa de Parcerias Estratégicas para a Educação de Adultos.

O objetivo deste projeto é fazer com que a educação seja acessível aos mais velhos, retirando barreiras e adaptando as atividades educacionais às suas necessidades: aprender independentemente do local onde se viva, das suas condições de saúde, possibilidades financeiras/ familiares ou condição social.

O Modelo “transformativo” de aprendizagem intergeracional, desenvolvido pela Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias, durante a implementação de projetos anteriores, vai de encontro à experiência dos restantes parceiros do projeto no que diz respeito à Educação de Adultos.

Os Parceiros:

  • University of Ostrava (OU), Czech Republic
  • Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias (AMBESP), Portugal
  • Fondazione Mondo Digitale (FMD), Italy
  • Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), Portugal

Os cursos de Formação e os materiais de ensino foram desenvolvidos durante um semestre em colaboração com os participantes dos respetivos cursos e suportados por uma plataforma digital enriquecida com conteúdos multimédia.

O projeto teve impacto no próprio público-alvo, que são os seniores/estudantes, nas organizações participantes, assim como no público em geral. Os Idosos adquiriram competências em usar tecnologias SMART, tentaram aceder aos materiais colocados na Internet usando o sistema LMS e a plataforma Moodle criada.

Esta habilidade foi especialmente valorizada durante a crise do coronavírus, quando os idosos mantinham contato constante e podiam entrar nos cursos preparados pelo ISEV. Ao mesmo tempo, eles puderam usar todos os meios de comunicação porque eram capazes de usá-los de forma eficaz.

Um dos aspetos importantes foi o benefício que os idosos do projeto experimentaram no papel do criador do curso eLearning/professor. Essa experiência permitirá que participem ativamente na educação dos seus pares no futuro. Os Alunos adquiriram conhecimentos e experiências valiosas tanto com a preparação dos cursos de eLearning como com a assistência que deram aos professores durante o projeto, onde também ensinaram. Esta experiência certamente será útil para a prática pedagógica.

Todas as restantes organizações de ensino de adultos séniores, tiveram a partir deste projeto à sua disposição um estudo comparativo do ensino sénior nos países envolvidos no projeto, a metodologia de criação de um curso ISEV, ou seja, um curso baseado em quatro pilares: inclusão, uso das TIC, Tecnologias SMART, diálogo intergeracional e a abordagem ativa dos idosos para Educação disponível para poderem trabalhar.

Além disso, todos têm à sua disposição os referidos 25 cursos, que se encontram disponíveis gratuitamente em isev.osu.cz.

Um benefício importante deste projeto foi o estreito estabelecimento de cooperação entre outras instituições de Seniores fora de Portugal. Cooperação essa, que ficará a funcionar mesmo após o término do projeto.

Assim podemos concluir que alcançámos os objetivos principais do projeto, que foram:

  1. Educação inclusiva de idosos – introduzindo tecnologias SMART na educação e expandindo os contatos sociais;
  2. Aumento das competências SMART de idosos;
  3. Melhoria e aumento da disponibilidade de matérias a serem estudadas pelos idosos.
Partilhe em...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter