O Centro de Acolhimento Temporário Crianças em Risco da Associação de Pias, acolhe crianças e jovens dos 0 aos 12 anos.
Sendo o seu principal objetivo a substituição das famílias de origem, implicando o acompanhamento das crianças e dos jovens a nível do seu desenvolvimento físico (alimentação, cuidados de saúde) e psicológico (equilíbrio emocional, desenvolvimento cognitivo e afetivo) tendo em atenção a sua idade, género de pertença, origens pessoais, percursos de vida e características de personalidade.
Os CAT’S são equipamentos sociais que têm por finalidade o acolhimento urgente e transitório de crianças e jovens em situação de urgência como:
O acolhimento no CAT é um acolhimento de curta duração. O seu prazo não deverá ser superior a seis meses. Este prazo pode ser excedido, quando por razões justificadas, seja previsível o retorno à família, ou enquanto se procede ao diagnóstico da respetiva situação e à definição do encaminhamento subsequente.
O Acolhimento Temporário permite a realização dos respetivos diagnósticos ou o aguardar da definição do plano de vida da criança ou do jovem, num período transitório de mais ou menos 6 meses, sendo-lhes assegurado o ambiente e as condições essenciais que os retirem do perigo em que se encontrem.
O Centro de Acolhimento Temporário de Crianças tem capacidade para 14 utentes. Tem atualmente 12 vagas comparticipadas pela Segurança Social.
Diariamente – 24 horas