Novidades

10 de Junho de 2022

Dia de Portugal – Dia de Camões – Dia das Comunidades Portuguesas

Hoje celebramos o nosso país, as nossas gentes, a nossa história, a nossa cultura e as nossas tradições!

Hoje, Amanhã e sempre valorizemos o que é nosso!

Dia Internacional da Família

Às grandes, às pequenas, às monoparentais, às matrimoniais, às unidas de facto, às perfeitamente imperfeitas, a todas as famílias desejamos este dia e todos os outros cheios de Amor e felicidade!

“Mais Zêzere”

A Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Pias obteve a aprovação da candidatura “Mais Zêzere” no âmbito do Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto,  que tem como objetivos prioritários, em resposta a problemáticas agravadas pela pandemia COVID 19 na área da Saúde, a prevenção e combate à doença mental dos utentes de ERPI/SAD/CD no concelho de Ferreira do Zêzere, tendo como Investidor Social a Autarquia de Ferreira do Zêzere.

+ Movimento + Qualidade de Vida + Diversão + Alegria

O exercício físico é para nós uma das áreas mais importantes da vida de cada um, nesse sentido tentamos explorar ao máximo todas as formas e possibilidades de o fazer com os nossos seniores! Haja imaginação, criatividade, estímulo e muita diversão acima de tudo!

20 de Julho de 2021 – Dia do Amigo

Neste dia, relembrámos como os amigos são importantes na nossa vida e o valor que a amizade tem ao longo da nossa vida!

Dia Mundial dos Avós da AMBESP

Para comemorar este dia tão especial, fomos tomar um pequeno almoço diferente à Aldeia de Dornes e lá percebemos bem porque foi escolhida como uma das 7 Maravilhas das Aldeias Ribeirinhas! De seguida fomos visitar a Igreja de Nossa Senhora do Pranto! Um passeio a repetir!

Passeio a Belém e Vila Franca de Xira

No dia 14 de Junho de 2022, fomos visitar o Museu da Marinha. O Museu da Marinha é um museu situado na freguesia portuguesa de Santa Maria de Belém, no concelho de Lisboa, mais precisamente, na ala oeste do Mosteiro dos Jerónimos. É um dos mais importantes, reconhecidos e visitados de Portugal. É um dos equipamentos culturais da Comissão Cultural de Marinha, contém marcos históricos, desde armas a equipamento. No final, podemos ver várias embarcações que contribuíram para o evoluir da nossa história naval.

Antes da visita ao Museu da Marinha, aproveitámos para saborear um Pastel de Belém e um cafezinho.

Almoçámos no refeitório do Pólo Universitário do Alto da Ajuda – SAS/ULisboa, do qual todos gostaram.

A seguir ao almoço, fomos aproveitar para andar de barco na zona de Vila Franca de Xira. O barco Varino chamado “Liberdade” é um barco museu, sendo classificado como Núcleo Museológico. Foi um passeio bastante agradável, com a vista sobre o Rio Tejo e sobre as margens desde Vila Franca até Alhandra. Um passeio a repetir, sem dúvida.

Passeio a Vila Nova de Gaia – 23 de maio de 2022

No dia 23 de Maio de 2022 fomos passear até Vila Nova de Gaia. Começámos por visitar a Capela do Senhor da Pedra. Envolta em mistérios e lendas, é uma edificação assente numa rocha no mar. Apenas recebe visitantes durante alguns meses do ano, pois há alturas em que está maré alta, não se conseguindo entrar. Quem lá passa, fica deslumbrado com a vista e com todo o encanto à sua volta.
Fomos visitar a ELA – Estação Litoral da Aguda. A ELA está dividida em três setores: o Museu das Pescas, onde existe um enorme espólio, isto é apetrechos e artes tradicionais da pesca artesanal, usados ao longo dos tempos e transmitidos de geração em geração, as memórias da faina e do quotidiano do seu povo; o Aquário, dedicado à fauna e flora aquáticas locais, mostrando sobretudo os peixes e invertebrados marinhos mais importantes para a pesca artesanal. Têm 15 aquários, com capacidade entre 1200 até 6700 litros, e são habitados por mais de 1000 indivíduos de cerca de 60 espécies que representam a vida aquática dos biótopos característicos da praia da Aguda; e o Departamento de Educação e Investigação, que se dedica à educação ambiental, ao ensino universitário e à investigação científica no âmbito da ecologia marinha, aquacultura e pesca artesanal.

Almoçámos na Herança Magna, onde tivemos direito a cantares e dançares do norte, nomeadamente pelo grupo “Antroplogia Etnografia/Folclore da Academia Sénior de Gaia”. Foi um convívio muito animado.

A seguir ao almoço, fomos até ao Miradouro da Serra do Pilar, desfrutar a vista deliciosa sobre o rio Douro e a zona ribeirinha do Porto.

“É parar e ficar a olhar. A desfrutar. O miradouro é de Vila Nova de Gaia, a vista é do Porto.”